• CONSULTORIA
Neste campo, o nosso trabalho se destina a:
. Assessorar
. Capacitar
. Apoiar a Formulação e o Planejamento de Políticas Públicas
. Implantar Sistemas e Estruturas de Gestão
. Avaliar Projetos e Programas
. Avaliar Projetos e Programas
. Registrar e Sistematizar Experiências
• PÚBLICO
. Prefeituras
. Governos
. Entidades da Sociedade Civil
. Empresas e Entidades Prestadoras de Serviços Públicos
. Associações e Consórcios de Municípios
. Instituições e Poderes Públicos (Legislativo, Judiciário, Conselhos, Fundações, Autarquias, Ministério Público)
• MÉTODOS
A Consultoria acolhe a contribuição de diversas metodologias ligadas à gestão e às políticas públicas, baseadas em práticas compartilhadas e participativas.
• PÚBLICO
. Prefeituras
. Governos
. Entidades da Sociedade Civil
. Empresas e Entidades Prestadoras de Serviços Públicos
. Associações e Consórcios de Municípios
. Instituições e Poderes Públicos (Legislativo, Judiciário, Conselhos, Fundações, Autarquias, Ministério Público)
• MÉTODOS
A Consultoria acolhe a contribuição de diversas metodologias ligadas à gestão e às políticas públicas, baseadas em práticas compartilhadas e participativas.
• HISTÓRICO
A administração pública social está ligada à tradição mobilizatória brasileira, que alcançou um importante patamar na década de 1960, quando a sociedade se organizou pelas reformas no país. Após a ditadura militar, essas mobilizações retornaram na década de 1970, período no qual surgiram várias iniciativas de discussão dos problemas coletivos do país. Emergiram então demandas por bens de valor social, como transporte, habitação, abastecimento de água, saneamento básico, saúde, creche, entre outras.
No início da década de 1980, surgiram experiências marcantes, que tentaram romper com a forma centralizada e autoritária de exercício do poder público, como, por exemplo, os mutirões de casas populares e hortas comunitárias. A inserção popular e o planejamento participativo são típicos desse período de mobilização, que atingiu seu ápice em meados da década de 1980, na Assembléia Constituinte, quando diferentes forças políticas ofereciam suas propostas para construir novas relações entre estado e sociedade no Brasil.
A partir daí, multiplicaram-se pelo país governos com modelos de gestão pública inovadores, que abrigavam diferentes experiências de participação social. Essas experiências foram construídas principalmente nos governos das Frentes Populares, que começavam a ganhar maior importância no cenário político. Ampliava-se, assim, a atuação de vários setores sociais nos governos municipais e estaduais, por meio dos conselhos de gestão tripartite, comissões de planejamento e outras formas de representação, consolidando-se uma nova forma de ver e viver a gestão pública.
.
Os consultores da USINA DE GESTÃO participaram ativamente de vários destes momentos, seja na coordenação de projetos, seja através de círculos de estudos, assessorias e pesquisas.
..
MAIS INFORMAÇÕES ...
.
.